Ensaio pela "humanidade"




Hoje foi um dia como muitos outros. Dentro de uma sala de aula, o tempo flui ao ritmo da vontade da professora e das dúvidas, quase sempre pertinentes, dos alunos.


Ora bem, estávamos então no meio de uma dissertação linguística, só porque me apeteceu e posso, quando um braço se levantou. Sim? - perguntei. Diz o meu lindinho: Professora (não gosto da abreviatura!), agora "humanidade" vai passar a escrever-se sem "h"?
Fiquei sem palavras. Repeti-a, na tentativa de ganhar tempo para uma resposta. Confesso que já li muito sobre o novo acordo ortográfico. Quedas de consoantes mudas, indiferenças entre maiúsculas e minúsculas em alguns casos, simplificações do hífen, supressões do acento circunflexo...enfim, sou uma pessoa que gosta de se manter informada.
Mas, perante aquela inocente pergunta, resolvi dar uma inocente resposta: Não sei! Foi o caos...não pela resposta da professora, na assunção/assumpção (um purismo, de revolta) da sua ignorância (estão preparados para algumas pequenas falhas na minha sabedoria), mas pelo ridículo da imagem desfigurada da palavra. Fica mal! diziam...nem parece a mesma!
Claro que sei a resposta...contudo, este pequeno dilema, de uma simples aula, é pretexto para um breve comentário.

Não basta tudo o que de negativo temos feito da nossa Humanidade, só faltava mesmo despi-la do H, para que a acção destruidora do Homem se mostrasse na sua plenitude, despojando a dita da sua dignidade.




Sem comentários: