Na arte do espectáculo, admiro particularmente esses dramas encenados ao sabor dos sons de uma pauta. Ópera. Libretos repletos de histórias trágicas, ou nem por isso.
Quando assisto a uma ópera, no meio de um silêncio de sala cheia, incido a atenção no poder da palavra. As palavras ganham contornos indescritíveis ao saírem projectadas pela voz de um tenor, ou serpenteadas na articulação de uma soprano. As palavras preenchem-se de sentimento, espalham sentidos, impõem respeito.
Não consigo explicar com exactidão o que perpassa no meu pensamento, enquanto aquele canto invade a minha alma. Provavelmente, nada, mas é um nada que sacia, que alimenta, que me ocupa a mente.
O poder da música assim cantada, faz com que nem tenha importância a língua utilizada. Parece que, sentada naquela cadeira, a pessoa se torna poliglota do sentir.
Ontem, fui à ópera. O Elixir d'Amor. Diz-se comédia em dois actos. Na verdade, até podia ser a ópera mais cómica do mundo. Sem qualquer explicação, uma furtiva lágrima soltou-se vagarosamente pela minha face. O tenor cantava essa mesma ária "Uma furtiva lágrima" (no seu olhar nasceu)... e ali no palco senti a força de tão simples palavras.
Gosto de ópera, enfim!
7 comentários:
Uma linda e proveitosa semana para si, indispensável desfrutar e retirar do que bom temos em qualquer dos momentos da vida. Beijo sereno.
Não há quem não chore em "Uma furtiva lágrima", Graça, por mais cômica que o Elixir do Amor seja.Tenho um DVD com a Nebtreko e o Villazón, em que ele, de tão aplaudido, repete a ária. O outro Dvd não é tão bom, porque é uma gravação do Metropolitan de Nova Iorque e eu tenho certo preconceito. É com Pavarotti, magro, e a Battle, que tem a voz pequena. Mas ele também repete a ária. Amo ópera também, assim como você. Vcs não têm legendas acima do palco? Aqui sempre põem legendas, mas nunca as leio, pois geralmente conheço a ópera e a língua.
Vá visitar a minha nova casa hoje. Será muito bem recebida.
Um beijo,
Renata
O que "perpassa" na tua mente é essa tua sensibilidade que tanto teimas em esconder.
Boa semana, queridíssima.
Bjos
PJB
As emoções cantam-se nas línguas todas que o mundo tem... e a lágrima também.
Bjos
...E as palavras às vezes têm muita força...
Doce beijo
Nem todos têm a capacidade de chorar nesse contexto.
Ainda bem que tu a tens.
Nunca fui à ópera, apenas assisti 2 ou 3 na televisão. E gostei. sei que não é a mesma coisa que ao vivo, mas a ópera é uma arte espectacular que todos devíamos ter acesso.
Beijinhos.
Graça, querida;
Hoje estou aqui para dizer-lhe que fiz nova postagem sobre um filme de dança. Apareça, querida.
Um beijo,
Renata
Enviar um comentário