Ensaio pela prata...






     Há uns dias, recebi uma pequena lembrança pelos meus mais de vinte e cinco ano no Agrupamento onde leciono a minha língua portuguesa. 
      O ensino mudou muito nestas duas décadas e meia, a aprendizagem também. Considero, no entanto, que o que mudou verdadeiramente foi a quase indiferença dos jovens em relação à sua vida. Perderam-se os objetivos, perdeu-se o gosto pela sabedoria, perderam-se os sentimentos, e, pior ainda, perderam-se as palavras.
        Estamos a matar as palavras, não as usamos, já não as reconhecemos. Nós, não! Continuarei a lutar contra isso, o resto da vida, esteja onde estiver.
        Tenho imensa saudade dos meus alunos "moinho", moendo palavras para se alimentarem de significados próprios. Conotações de toda uma existência que tanta falta fazem.

1 comentário:

A.S. disse...

Ah!...Como concordo contigo Graça!
Há uma mal dissimulada tentativa de desvalorizar as palavras.
Eu estou contigo, permanecendo fiel às origens!

Um beijinho!