Ensaio pelo voo...

[Luís]


Anda cansado o meu palco. O pano oferece resistência à abertura dos escassos ensaios. A encenadora tem os dias gastos à nascença. Noutro palco, o escolar.

Desde o início de Novembro que, eu e os meus alunos, andamos a voar, por esse mundo infinito de sentidos que é o texto poético. Esvoaçamos por entre as palavras, desfazendo ambiguidades, apreciando usos figurativos, procurando associações, aclarando vivências. Eles gostam... eu fomento!

Nas últimas aulas, levei comigo uma parte da plateia deste Teatrices. Todos poetas que eu admiro. A Lídia, o Joaquim, a Isabel, a Branca, o Vieira Calado, o Nilson, a Paola. A primeira proposta foi simples. Ouviram os poemas, lidos por mim, e depois, a pares, tinham de escolher um dos nove, que tinham à sua frente. O objectivo inicial era pô-los a argumentar, com o colega, a sua escolha. No final, teriam de ter um único poema para defender e apresentar, oralmente, aos restantes colegas. As discussões começaram... um gostava mais deste poema, porque estranho... o outro preferia aquele, porque mais acessível. Argumentar nem sempre é fácil, no entanto, os meus lindinhos lá conseguiram chegar a consensos.

Seguiu-se a apresentação, à turma, da escolha de cada par. E foi uma delícia ver os meus meninos defender o "seu" poema, como se de um tesouro se tratasse. Aduziram argumentos, todos válidos, para quem desconhecia tudo sobre o poeta, para quem só tinha um poema como referência... falaram de gostos, de assuntos, de sentimentos, de aspectos formais, das palavras... tantas palavras. Ficou-me na memória a conclusão de dois dos meus alunos, no final da sua exposição... que, provavelmente, a interpretação que deram ao poema, não teria nada a ver com a verdadeira intenção do poeta, mas isso que importa. O que é a verdade, num poema? - perguntava a minha lindinha. E o seu colega rematou, dizendo que o poema pertencia a quem lê, portanto, era correcta a análise que fizeram. E eu sorri...

Os Poetas, que levei deste meu palco, foram as asas que permitiram aos meus alunos o voo pelo discurso argumentativo.

O trabalho continuará, poema a poema, numa análise mais cuidada, porque, no meu palco escolar, o pano nunca se fecha à representação das belas palavras.

41 comentários:

Adolfo Payés disse...

Que gusto pasar a descubrir tus escritos..

Un beso..

Un abrazo
Saludos fraternos..

Que tengas un feliz fin de semana..

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Graça querida!
Você é muito Linda! Na tela/escola sempre encontrei seu pano/palco aberto seu sorriso para a representação das mais belas palavras.
Os Poetas citados são igualmente Lindos.
"+ poema pertencia a quem lê, portanto, era correcta a análise E eu sorri+ os Poetas as asas o voo pelo discurso argumentativo + o trabalho continuará, poema a poema, no meu palco escolar, o pano nunca se fecha à representação das belas palavras +".
Muito obrigada, minha amiga do coração.
Beijos,

Lancei no Sétima algo para os amigos sem finsssss

Paulo disse...

Minha querida Graça,

Já tinha saudades das tuas aulas :)! É sempre um gosto saber o que fazes com os teus lindinhos. Fui espreitar os teus amigos poetas, e sem desprimor dos outros, adorei o espaço da Isabel! Muito gostava de ter assistido a essas aulas :).
Imagino-te tão cheia de trabalho, quanto eu, esta época é terrível!!!

Minha sempre amiga, um bom Domingo e um magnífico beijo em ti.

PJB

A.S. disse...

Querida Graça,

Mais tarde os teus lindinhos, como carinhosamente lhes chamas, irão lembrar-se com saudade da prof. de lindos e profundos olhos negros, que transformava cada aula num verdadeiro poema!

Um beijo meu neste final de tarde de domingo!

AL

Lídia Borges disse...

Olá, Graça!

Primeiro, quero dizer-te mais uma vez que muito me honras com a minha inclusão nessa "viagem".
Muito do que esses jovens serão no futuro passa pela forma como preparamos a terra para que as sementes venham a germinar...
E tu és deveras criativa na escolha das estratégias de abordagem dos conteúdos e sabes bem do poder da motivação... Isso, só por si, faz de ti especial!
Não tenho a menor dúvida de que serás inesquecível, para cada um dos teus "lindinhos".

Bem-hajas!

Um beijo

Bettencourt de Noronha disse...

Um voo poético revelador de uma liberdade com muita segurança e Graça.
Um trabalho maravilhoso onde se sente o valor das asas.

Um abraço

Laurita disse...

Olá querida Graça, gostei, amei que haja alguém que mostra aos seus lindinhos o que é a poesia. Gostei mais ainda de saber que esses meninos a defendiam como se fosse um tesouro. Fica mais que provado que o incentivo é tudo. Continuação de bons ensaios querida Graça. Beijócas

▒▓█► JOTA ENE disse...

ººº
Passei para te desejar uma boa semana.


bjosss

O Profeta disse...

À volta desta fogueira
Aquecem os corações, almas penadas
À volta desta fogueira ninguém foje
Todos contam lendas de pessoas encantadas

Todos rezam, todos pedem
Que desça o céu à terra
Todos falam de um anjo
Que travou uma santa guerra

Manto de água, mundo verde
Manhãs de sol posto no céu
Às vezes a luz perde-se na noite
À vezes um coração veste um negro véu


Mágico beijo

Brancamar disse...

Olá Graça,
Já por aqui tinha passado muito mais cedo, era ainda Domingo à tarde, mas confesso que fiquei sem jeito, é sem dúvida um privilégio estar presente (sem saber) numa das tuas aulas e ser as asas dos teus lindinhos para os voos argumentativos da poesia.
Sem dúvida que o poema é de quem o lê e provávelmente o próprio poeta o sentirá de forma diferente em diferentes épocas da sua vida.

Deixo beijinhos e votos de boa semana.
Branca

Braulio Pereira disse...

olá minha querida Graça

és flor amor.
ternura.
alegria.
sinto o teu voo.
o teu aroma.
menina poeta..
estrela divina.

boa semana paixao..

beijos doces...

Marta disse...

Não, a cortina nunca deve cair; deve estar sempre aberta para que essas mentes continuem a divagar, a voar nas palavras, com as palavras, escrevem eles próprias os seus próprios poemas...
Uma maravilha de texto, Graça
Beijos e abraços
Marta

Silvana Nunes .'. disse...

Salve!
Muito obrigada pela visita e por seu comentário. Hoje a conexão está dando uma colher de chá, , estou conseguindo abrir alguns blogs menos carregado e deixar o meu profundo agradecimento - é muito bom poder contar com você. Aos pouquinhos eu vou dando conta de tantos amigos, de tantos comentários e de tantas leituras interessantes que aparece. Divulgar esse imenso país com suas belezas naturais e multiplicidades culturais é a minha verdadeira intenção, afinal ninguém pode amar aquilo que não conhece, não é verdade ? Eu me apaixonei pelo Brasil aos 12 anos de idade quando li Ariano Suassuna em "O Auto da Compadecida" - Chicó foi o meu primeiro amor..Penso que falta ao povo brasileiro é esse sentimento de pertencimento, de vontade de preservar o seu espaço lutando por um mundo cada vez melhor. Vemos tantas coisas na TV, escandalos de dinheiro em cueca, em bolsas, em malas e até na meia. Se essa raça de políticos amassem o Brasil e seu povo, isso não aconteceria. Com certeza que não. Porque eles só estão pensando neles próprios, dane-se quem vem atrás : farinha pouca, meu pirão primeiro, é o pensamento de quem não tem esse sentimento de pertencimento por uma nação tão linda, tão especial. Sim, porque aqui ainda é o melhor lugar para se morar. Por isso faço questão de divulgar a nossa cultura, o nosso povo, quem sabe um dia a ficha cai...Pode até ser uma ideologia, mas acredito que o melhor caminho seja a educação, o conhecimento.
Só sei que a coisa me parece estar dando certo, porque até já andei conhecendo alguns blogs iguais aos meus, a cópia é tão grande que até o layout e o corpo de letras são iguais - assim ninguém merece...
Que a Paz e o Bem estejam sempre com você e mais uma vez muito obrigada pelo seu carinho para com o meu trabalho.
Um grande abraço,
Silvana Nunes.'.
Saudações Florestais !
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...
http://www.silnunesprof.blogspot.com

Carlos Gonçalves disse...

Uma professora, vivendo a sua verdadeira paixão!

Um beijo doce, na tua semana, querida Graça.

Carlos

margusta disse...

Querida Graça,
...as tuas aulas devem ser uma verdadeira delícia!
Até eu fiquei com vontade de ser tua aluna :)
Conheço alguns dos poetas que "levas-te" aos teus lindinhos, e digo-te que foi uma excelente escolha!...

E sim...concordo o poema acaba por ser de quem o lê :)

Beijos de carinho no teu coração e votos de uma excelente semana.

Amiga,
Margusta

Maria Emília disse...

O poeta tem o dom de escrever para que o poema seja de quem o lê.
Um grande beijinho Graça. Mais um texto fantasticamente bem escrito.
Poemas ao palco!
Um grande beijinho,
Maria Emília

Vivian disse...

...o maior poema deste palco
escola, é você, minha linda
Graça!

beijos, querida!

Whispers disse...

Minha querida Amiga, Graça.
Quero te agradecer tuas palavras,muitas vezes uma palavra amiga vai léguas de distancia
Realmente não estou em meus melhores dias, mas com fé e coragem chego la.
Tenho alguma dificuldade de estar levantada ainda, mesmo que já esteja na minha casa.
Obrigado pelo carinho, que os anjos te acompanhem.
Mil beijos
Rachel

sou...serei? disse...

O teus alunos vivem o prazer da poesia porque os tem cativado e, a grande fonte de prazer começa em ti,como professora e poetisa.

Hoje, deste-me o prazer de estar a "assistir" a uma das tuas aulas.


bj..nho

Nilson Barcelli disse...

És uma professora muito criativa. O teu trabalho não lembraria ao diabo... achei a tua idea genial. Tornar a poesia competitiva, nunca tinha ouvido falar...
Querida Graça, obrigado por me teres incluído (não sei se mereço...).
Beijos

innername disse...

no meu tempo liceal, professores assim eram raros....mas lá apareceu um como tu...que ao invés de nos dar consumê de poesia, nos dava poesia pra consumar e vontade de descoberta. E de pesquisa, de argumentação e de criação. Era um homem notável, excelente orador. Fundão parece que é terra fértil de homens de fibra. De bons pedagogos. E parece que não é a unica terra que fomenta pessoas assim. Fazer criaturas estranhas amar poesia é uma obra notável. E com essa idade é isso que somos: o que sentimos.
Bjinho Graça e boas encenações, mesmo nos palcos à parte.

Maria Emília Pires disse...

Como gostava... de ver aqui representadas, no meu palco, algumas dessas belas palavras...
Maria Emília - Anima Mundi

Amordemadrugada disse...

Graça!
Muito lindo esse teu trabalho!
Acho ke temos muito em comum
Continua assim, bonita como és...para os teus lindinhos, também...
Amiga desculpa mas perdi-me nos comentários
foste tu ou a outra Graça quem me falou que escreve pecinhas de teatro?!
È que eu nao ando com grandes inspiraçoes..cansada mesmo...
E se fores tu (eu acho que sim)
Arranja aí uma comédia pequenita para gente grande, s.f.favor!
Dinheiro pra te pagar é kle nao tenho kerida
Aqui é td por amor á camisola
;)
Beso Graça linda

Gil Moura disse...

Olá, Graça

Fizeste com toda a certeza, um belíssimo ensaio poético. Tendo como pano de fundo, todos estes excelentes poetas! Os teus alunos ficaram radiantes.

Beijinhos

Gil

. intemporal . disse...

.

. querida Graça,,, .

. "em certos casos, quanto mais nobre é o génio, menos nobre é o destino. Um pequeno génio ganha fama, um grande génio ganha descrédito, um génio ainda maior ganha desespero; um deus ganha crucificação" .

. o teu beijo de hoje . grato à poesia .



. paulo .

.

Isabel disse...

aquele abraço Graça, que não cabe numa "mão" mas se prolonga no palco da vida.



obrigada.


beijo.


(imf)

A Magia da Noite disse...

em qualquer dos palcos nunca devemos deixar cair o pano antes de dizer todas as palavras.

Espero um texto para o concurso.

carlus disse...

incrível seu trabalho

deixa sem dúvida uma impressão indelével na alma dos seus lindinhos;

sideny disse...

Gra;a

Venho desejar um bom fim de semana.

E deixar um beijinho

Jorge Vieira Cardoso disse...

rente à estrada o arvoredo desmaia de frio, quando a noite descansa na morada abrigo...à lareira venho ler-te neste saudável arrepio...


beijo terno...

Carlos Gonçalves disse...

Graça, a aclamação, numa rosa envolvida em beijos, fora do palco do mundo, em que deixas o papel de actor (actriz) e passas a ser mulher.

Um maravilhoso fim de semana para ti.

Carlos

lupussignatus disse...

rente

à

pele


[a ave
da poesia]



*um óptimo
fim-de-semana*
Vítor

A.S. disse...

Um terno beijo para o teu fim de semana Graça!
Obrigado pelo teu carinho!

AL

Vivian disse...

...trago beijinhos brasileiros
para esta alma linda cheia
de Graça!

JotaSP disse...

Querida Graça,


Queria tanto ser INVISÍVEL para ir às tuas aulas________________________

Obrigado. Um beijinho assim «««

Sandra disse...

Venho lhe agradecer, pelo seu imenso carinho. Amizade e ternura. Vc. que me acompanhou por um bom tempo. Se fazendo presente todas as manhãs, em todos os meus blogs.
Hoje só tenho é agradecer esse momento lindo da nossa amizade.
Que 2010, seja repleto de a alegrias, amor e saúde. Que no próximo ano, nossa amizade, continue tão bela, quanto agora.
Muito obrigada pelo seu imenso carinho
Sentirei saudades suas. Estou indo de Férias, e só retornarei em Janeiro. Passe lá e leve seus cartões.
Deixo um grande abraço. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Com muito carinho
Sandra

AnaMar (pseudónimo) disse...

Jamais serás esquecida pela paixão que imprimes ao que fazes.
Nem pelas palavras que nos tocam.
como se fossem notas musicais. E nos elevam num voo duma dança por inventar.
Beijo

Braulio Pereira disse...

minha querida GRAÇA

que linda amas as crianças
sao o futuro do MUNDO.
teu trabalho é lindo.
e fecundo..
bem hajam mulheres como tu.


no teu olhar romantico
sou teu sonhador.
é para ti este cantico.
sinto teu perfume FLOR..

minha trova para ti com carinho.

bom fim de semana

beijos anjo ....

Everson Russo disse...

Sempre bom alçar novos voos, mas no espetaculo da vida o show sempre tem que continuar....beijos querida amiga, otimo final de semana.

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Graça, querida*
Beijos,
Bom Fim de Semana*

Ianê Mello disse...

Graça,

venho aqui, mais uma vez, lhe dar os parabéns pelo lindo espaço e pela profundidade e beleza em seus textos.

Desejo à você um feliz natal e que o ano vindouro lhe traga muitas realizações e inspiração para mais belos textos.

Grande beijo e abraços de carinho.