Ensaio pelo Alentejo...


Já, muitas vezes, neste meu palco, ensaiei sobre locais que gosto. É certo que quase todos no Minho, quase todos pintados de verde, quase todos rodeados de majestosos picos de Natureza.

Nesta semana, que antecede a nova temporada lectiva, ando por outros palcos. Ontem, foi dia de ir ver o mar vicentino. Curiosa a expressão, dita assim. Vicentino é o teatro! Ornado de personagens-tipo, fazendo rir pelos costumes, criticando o Mundo. Este e até o outro.

"Ridendo castigat mores" era o lema de Gil Vicente. Claro que nada disto vem a propósito do Alentejo, mas os ensaios são como as cerejas... pelo menos comigo.

Ora bem, ontem foi dia de visita. No Alentejo costeiro. Confesso que não é o meu preferido. Gosto das vilas e aldeias perdidas na raia... do sossego das terras mouras, não selvaticamente ocupadas pelos turistas. Gosto dos postigos nas portas das casas que reflectem a brancura da cal. Gosto das cadeiras à soleira da porta, em noites quentes de conversas cantadas. Gosto dos tons amarelos da planície, ponteada na lonjura de pequenos "montes".

Ontem, o Alentejo cheirava a mar. Espreitava as gaivotas inquietas pela multidão. Resguardava os barcos coloridos no porto de pesca.

Ontem, o Alentejo foi um mero pretexto. Para a partilha desta amizade que não escolhe localidades, nem tem medo de distâncias.



(Fotos de GMV -Milfontes)

6 comentários:

Anónimo disse...

Cheguei por acaso. Vou ter de voltar. Curiosidade...

O Profeta disse...

Obrigado...boa noite minha querida...


Beijinho

Anónimo disse...

Um Alentejo ponteado de mar e desenhado na areia que nos roubou os chinelos.

Admirável dia este que tivemos.Outros teremos.

beijinhos

C.R. disse...

Querida amiga, excelente interpretação do mito de Narciso e Eco, além de que a sua plateia traz uma inteireza discursiva pertinaz. Logo que puder passarei com calma e tempo. Até lá um grande beijo de carinho e continue pelas suas romarias fora.

Carlo.

Sunshine disse...

Olá. Boa Noite!!

Obrigado pelos parabéns. :)

O teu passeio foi encantador, pelo que descreves e pela fotos...

Curioso, tb gosto bastante do "Alentejo Profundo" o sossego das aldeias a quietude que se sente ... apesar do mar ser o meu maior fascinio.

Um bom fim-de-semana para ti.
Bjinhos

Anónimo disse...

Este, como sabes, é o meu Alentejo.
Volta, sempre, eu estarei aqui/lá para te receber com muita Amizade.

Beijos, cada mais gordos