Ensaio trocado...

(foto de Luís AT)


Foi uma decisão repentina. Mudei de assunto, enquanto o computador se ligava. Afinal, estive, até agora, a ver uma reportagem da SIC, sobre os perigos da net, sobre o mundo insuportável da blogosfera!

Se eu tivesse "um pingo de vergonha", desligava imediatamente o aparelho da vodafone... melhor, se eu fosse uma pessoa ajuizada, se tivesse compreendido bem a mensagem que o canal televisivo acabou de veicular, apagava, neste preciso momento, este meu Blogue!

Segundo os peritos no assunto, os senhores respeitáveis que compunham o painel, a net é o crime do século XXI. Claro que nenhum deles a deve utilizar...
Fiquei a saber, porque aprendo todos os dias, que quem escreve num blogue (como eu!?) padece de uma imensa solidão... tem defeito de personalidade via narcisismo exacerbado. Precisarei de um médico? Terá cura?

Vamos lá esclarecer os doutos comentadores: nunca sofri de solidão, por vezes até a procuro, numa tentativa de ouvir a minha própria voz. Narciso? Sim, conheço o mito... sou culta, enfim. Mas nunca me apaixonaria por um reflexo espelhado. Gosto de mim, sim, sim! Aliás, cresci fomentando a minha auto-estima. Sou feliz! Provavelmente, isso significa, nesta rede virtual, que sou também uma desgraçada criminosa.
Tenho um desejo reprimido de exposição? Bolas, nada em mim é reprimido! Exponho-me todos os dias, a mais de uma centena de olhos... sou professora! (Mais um crime, segundo os conhecedores da matéria, visto que não devia dar informações sobre a minha pessoa!)

Gosto das reportagens da SIC. Gostei desta também. Mas, enquanto a via, só conseguia pensar que tinha de vir registar, no meu espacinho negro, porque meu, a minha aula de hoje de Formação Cívica. Afinal, eu e os meus lindinhos debatemos, civicamente, os "versus". Os opostos da vida. A amizade que se diz verdadeira, e a outra que soa a falsa... o ciúme, a inveja, os adultos, as crianças, as relações, as não relações, as palavras que morrem, porque não as usamos, e as que se gastam porque usamos em demasia. Amizade, uma delas! Da espécie das últimas. Gastámos a palavra? Não sabemos definir "amizade"?
Civicamente, os meus lindinhos esqueceram a net por uma aula, por muitas aulas, pelo tempo que passam na escola, rodeados de pessoas que os olham, que os vêem, que falam com eles, que lhes dão carinho, que lhes secam as lágrimas. Chegarão a casa e quantos não se fecharão no quarto, cometendo o crime da solidão?

A net é um perigo, ou os perigos da net, intitulava-se a reportagem... Porque não uma próxima sobre esta sociedade que, cada vez mais, é o "versus" do que devia ser? Se eu sou solitária, porque não apaguei o meu blogue, o que serão aqueles que nem perguntarão aos meus lindinhos o que foi hoje a aula de Formação Cívica?
(Nota: a quem interessar, vou de imediato visitar meia dúzia de bloguistas solitários.)

1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

Acho que vi esse programa.
Penso mais ou menos como tu.
S'AGAPO POLY!
Beijo.