Hoje, não ensaiei






É verdade! Hoje não me apetece basicamente nada. Sinto-me um pouco vazia, assim como que... desiludida com os comportamentos humanos!...
Mas não era este o propósito que me trouxe a este palco, no dia que é hoje.
O motivo foi mesmo o dia que é hoje. E a razão é triste: não ensaiei, hoje, dedicar uns minutos ao LIVRO.
Esse objecto tão magnífico, porque enche as paredes, os móveis, o chão da minha casa...
E assim, ao acaso, peguei no que está mais perto, só para lhe pegar, só para olhar para ele, só para o beijar com um pedido de desculpas.
Abri...nem é preciso ser muito conhecedor da minha vida, para perceber que havia toda a probabilidade de ser um livro de poesia. Sem preocupações, abri...e, como sempre... sabe-se lá porquê, um livro é uma companhia sábia, que nos conhece e nos dá palavras de conforto.

Neste dia em que não ensaiei nada de jeito, deixo as palavras de Gedeão...

Eu sei que o meu desespero não interessa a ninguém.
Cada um tem o seu, pessoal e intransmissível:
com ele se entretém
e se julga intangível.
Eu sei que a Humanidade é mais gente do que eu,
sei que o Mundo é maior do que o bairro onde habito,
que o respirar de um só, mesmo que seja o meu,
não pesa num total que tende para infinito.
Eu sei que as dimensões impiedosos da Vida
ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
nesta insignificância, gratuita e desvalida,
Universo sou eu, com nebulosas e tudo.

Amanhã será diferente. Neste palco, nunca dois ensaios se repetem.

2 comentários:

Unknown disse...

É engraçado! Quando estou triste, vazia e alguma coisa me incomoda, também costumo fazer o mesmo: abrir um livro, ao acaso, e ler “as palavras sábias” que tem para me dar. Depois faço uma reflexão sobre o assunto e acabo, na maioria das vezes, a desenvolver/ a aprender/ a construir algo. Aquele livro e aquela página, que me veio parar às mãos e que eu já tinha lido, parece estar predestinada para que eu me encontre.
Ultimamente tenho lido muitos livros. Muitos destes livros já foram abertos, ocasionalmente, para me encontrar. Por incrível que pareça…. encontro sempre resposta

Graça disse...

Obrigada, também por isso que temos em comum.
Bjs.