Ensaios



Hoje foi dia de ensaio. Tenho dois grupos de Teatro, na Escola onde lecciono.

No meio de tantas reuniões, grelhas, indicadores de medida, desvios padrão e afins, lá vislumbrei um pequeno raio de Sol. Os meus aprendizes de actores.

É sempre uma emoção ensaiar às terças-feiras, de manhã com os mais novos, à tarde com os mais velhos. O entusiasmo é o mesmo. A dedicação exemplar. O brilho nos olhos inexplicável. Enfim, somos eu e eles na partilha de um amor, por vezes ainda envergonhado, pelo mundo fascinante da representação.

Claro que estas horas passadas com os alunos, que nem são meus, não fazem parte de nenhuma daquelas grelhas de observação, de nenhum parâmetro de avaliação de desempenho. Mas, talvez por isso, a vontade de estar com eles seja ainda maior. Não é preciso que venha um ser iluminado dizer-me, ao fim de tantos anos de dedicação a centenas e centenas de jovens que já passaram pela minha vida, que eu motivo, que eu imponho disciplina, que eu...

Eu ensino. Eu formo. Eu dou. Eu sou Professora.

Sem comentários: